Comentários das Liturgias

DOMINGO DE PÁSCOA

DOMINGO DE PÁSCOA
At 10,34a.37-43 / Sl 117 / Cl 3,1-4 / Jo 20,1-9

domingoPascoaEste é o domingo que deu origem a todos os domingos, é o Dia do Senhor por excelência, pois é a celebração da ressurreição do Senhor. O Evangelho segundo São João nos diz que, no primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus e o encontrou vazio. O primeiro dia da semana marca o início de um novo tempo na história da humanidade: o tempo da graça, na vitória de Cristo sobre o pecado e a morte. Este dia de festa e alegria que o Senhor fez para nós se prolonga por toda a semana, na chamada Oitava Pascal.


Celebrando o mistério maior da nossa fé, somos convidados a contemplar a atitude dos discípulos que foram ao túmulo de Jesus, e aprender com eles a acolher de coração sincero a manifestação do Senhor Ressuscitado, renovando com Ele nossa comunhão de vida. Maria Madalena, a primeira discípula a ir ao túmulo de Jesus, percebendo que a pedra do túmulo tinha sido removida pensou que o corpo de Jesus tinha sido roubado. Mas, ainda no mesmo dia o próprio Jesus veio ao seu encontro no jardim, e manifestou Sua ressurreição. Igualmente Pedro entrou no túmulo e apenas percebeu que estava vazio, pois eles ainda não tinham compreendido que Jesus havia ressuscitado. Mais tarde, Pedro acreditou e testemunhou Jesus Cristo, anunciando ao povo o mistério fundamental da fé: Jesus de Nazaré, ungido por Deus, andou por toda parte fazendo o bem, manifestando o Reino de Deus, foi morto na cruz, mas Deus o ressuscitou.


Diferente de Maria Madalena e de Pedro, o outro discípulo viu e acreditou. O que ele viu? Apenas o túmulo vazio! Mas, movido pela fé, acreditou nas palavras de Jesus, que tinha anunciado Sua vitória sobre a morte, depois de passar pela cruz. Este é o discípulo amado, apresentado como modelo para todos os discípulos de Cristo. Esta é a atitude de fé que somos chamados a vivenciar. Uma fé que não depende de provas materiais e nem de sinais magníficos. Devemos ter uma fé alicerçada na Palavra de Jesus, que nos permite contemplar a ressurreição onde os olhos somente enxergam um túmulo vazio.


Essa atitude de fé não somente nos revela que Jesus ressuscitou, mas nos faz participantes da ressurreição do Senhor, como nos ensina São Paulo. Essa participação na vitória de Cristo nos é concedida pelo Batismo. Batizados em Cristo, recebemos a sua presença divina, o penhor da vida eterna. Somos chamados a buscar sempre mais os bens espirituais, para que essa presença divina tome conta de todo o nosso ser, tornando plena a graça do Senhor em nossa vida. Se buscarmos somente as coisas deste mundo, faremos com que a luz de Cristo fique ofuscada em nosso interior. Mas, se buscarmos sempre mais as coisas celestes, então essa presença divina que recebemos em nosso batismo tornar-se-á plena e nos fará crescer sempre mais na santidade.


Reconhecendo que a fé é um dom de Deus que se manifesta de forma sempre mais plena no coração daqueles que aceitam o amor divino, deixemos que a presença de Jesus Ressuscitado, a qual recebemos em nosso batismo, torne-se plena em nossa vida, fortalecendo nossa fé. Com esta fé renovada poderemos, como Pedro, anunciar ao mundo a vitória de Cristo e fazer com que a salvação se difunda sobre a terra, para que mais pessoas acolham o dom da fé e assim tenham sua vida renovada no amor divino.

 

Liturgias Anteriores

Previous Next
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8